Image Map

Resenha: As Aventuras de Sherlock Holmes - Arthur Conan Doyle

    Sei que estou devendo uma resenha á muuuito tempo, e por mais que eu tenha lido vários livros novos desde a última resenha, eu li livros muito comentados (verão isso nas postagens de leituras do mês), mas  esse livro eu simplesmente necessitei falar dele.
                                                   
SINOPSE: Originalmente escrito entre 1891 e 1892 e publicados na revista literária Strand Magazine, os contos de Sherlock Holmes conquistou o coração de diversos leitores de todo e mundo e reunindo num grupo só de admiradores, grandes nomes da sociedade e também a população. Os mistérios envolventes, peculiares, com um toque de humor e com o maior investigador de todos os tempos e o seu melhor amigo Watson, levam os leitores ás ruas de Londres á investigar os casos mais interessantes de todos os tempos. As Aventuras de Sherlock Holmes, inclui alguns dos mais conhecidos casos do mestre de Barkr Street. Entre eles: As Faias Acobredas, O Mistério do Vale Boscombe, As cinco Sementes de Laranja e A Banda Malhada.



  RESENHA: Vamos começar falando do que eu mais gostei no livro: a narrativa. Arthur Conan Doyle expressa-se do modo mais peculiar possível. As palavras fluem de maneira eficaz, sem nada que interrompa a leitura ou a torne mais difícil. Mas isso não significa que ele escreve de maneira, digamos assim, fácil. Apesar de não usar palavras não tão fáceis (isso levando em consideração á época em que os contos foram escritos) Conan, sabe se expressar facilmente, não muito detalhista, mas detalhista o suficiente para tornar a leitura agradável e incrivelmente prazerosa. Agora vamos falar dos contos. Quanto aos contos em si minhas opiniões são as mais variáveis possíveis, afinal de contas, á cada conto, Conan expressa uma ideia diferente. Alguns contos foram um pouco previsíveis, mas isso não significa o que o conto em si fosse ruim, pois Conan, mesmo deixando bem explícito quem é o vilão da história, torna mais interessante descobrir os fatos em volta do mistério de que descobrir quem é o vilão em si. Em alguns contos como o "O Homem da Boca Torta", Conan faz um mistério incrivelmente bem elaborado, mas não consegue achar um modo de como Sherlock Holmes descobrir o mistério e o conto acaba com Sherlock Holmes descobrindo o mistério simplesmente por descobrir sem mostrar os métodos usados para descobrir o mistério, e eu acredito que essa foi a única coisa que me incomodou no livro. Mas quanto ás outras histórias... Conan me deixou preso aos seus mistérios, de modo que eu li o livro em dois dias. E quanto aos contos, nenhum foi tão maravilhoso, tão elaborado, tão genial quanto o "A Banda Malhada". O conto foi tão bom que para mim o livro inteiro somente valeu por ele. Bem, apesar de ter um conto que eu não gostei e de alguns vilões serem bastante previsíveis, os mistérios são muito bem elaborados e eu acho que todo mundo deve ler Sherlock Holmes.
  NOTA: 10

37 comentários:

  1. Cara, eu li á um livro de bolso de um dos casos do Holmes e achei muito bom. Quero ler uma versão completa. Gostei de sua opinião.
    Gosto bem mais do Holmes dos livros do que as versões mais recentes que fazem dele para o cinema.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho sherlok Holmes e a vampira de sucessex e outras aventuras, mas ainda não li. Gostei bastante da resenha e do seu blog, é muito bom mesmo. Tenhoum também, sinta-se avontade para visitar.

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Li apenas um livro sobre Holmes e gostei muito do estilo do autor, vou procurar esse livro de contos, para saber mais sobre o personagem e suas aventuras. :)

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca li, até porque eu não leio muito rsrs' isso pode soar estranho vindo de uma blogueira mais é verdade, muiito boa sua opinião >.<
    Kisses || Inside || Noites de Tormenta

    ResponderExcluir
  5. Não faz meus estilo esse tipo de leitura.
    Ainda mais pelas palavras mais rebustadas que eles usam rs
    Mas gostei da resenha. Bem pessoal
    Gosto de livros com 'mistérios e segredos' mas que expliquem como eles vão sendo descobertos, fica mais emocionante. rs

    ResponderExcluir
  6. Ai, Sherlock Holmes era meu livro preferido quando eu tinha 12/13 anos, já li tanto que perdi a conta de quais li e quais não li!!

    Um beijo,
    Isabella do www.theurbantrends.com

    ResponderExcluir
  7. Ha tenho vontade demais de ler ele pois o filme é ótimo!!
    Ótima resenha...

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma prima que já leu e me contou um pouquinho da historia, fiquei super interessada a ler. Gosto de livros assim, ótima a resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma prima que já leu e me contou um pouquinho da historia, fiquei super interessada a ler. Gosto de livros assim, ótima a resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Esse tipo de livro realmente não faz meu estilo e nem me interessa, mas sempre escuto coisas maravilhosas sobre as edições da Zahar.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nenhum livro dele, mas sempre tive curiosidade. Esse livro parece ser legal, e é um dos gêneros que eu gosto rsrs.
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Sabe que, pr'um escritor clássico, eu não acho a linguagem do Doyle tão rebuscada assim? Já li outros escritores bem mais floreiadores de frase; o Doyle ainda é bastante acessível. Eu acho. x.x aiushaiuhs
    Mas o fato é que concordo com seu ponto sobre a fluidez das histórias do autor. O cara foi realmente genial. Pessoas tão geniais e absurdamente boas em suas devidas artes nunca deveriam morrer, essa é a verdade. Doyle deveria ser eterno, assim como Holmes é e será.
    Adorei o Blog, adorei a resenha! E, editora Zahar é amor. <3
    Beijão!


    Achou O Quê?:
    http://achouoque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Tom!
    Sou uma baita fã do Sherlock Holmes e quando li esse livro, gostei bastante. Concordo em gênero, número e grau: "A Banda Malhada" é sem dúvidas, o melhor dentre todos os outros contos. Fico babando nessa edição da Zahar <3

    Beijão
    Sofia A || Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  14. Gostei da resenha sincera! Sou louca para ler qualquer obra do Doyle, ainda mais quando descobri que ele se inspirou no Edgar Poe e eu to adorando/conhecendo suas obras. Tenho um exemplar desse livro em inglês, mas me falta coragem, e eu creio que ainda tenho muito a aprender. Ontem mesmo a escola deu 2 livros com contos do Sherlock, amanha mesmo começo a ler :3
    beijos e que Deus te abençoe o/
    likearocklikearoll.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  15. Amo Sherlock Holmes, li toooodos os livros na minha adolescência. Nem consigo escolher um preferido hahaha
    Adoro ver jovens lendo essa maravilha <3


    Beijinhos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  16. Acho muuuuito legal quando pegamos um livro que, mesmo sendo antigo, consegue nos prender na narrativa. Ainda não li, mas gosto muito de livros desse tipo. É do tipo que a gente tinha que ler no colégio, pra já gostar de leitura desde sempre, né?

    Um beijo
    www.naotenhopressa.com

    ResponderExcluir
  17. Sonho em ler um livro de Sherlock Holmes há um bom tempo, infelizmente ainda não o fiz, de qualquer forma, adorei a resenha e vou ficar de olho para ver se acho o livro para ler por aí.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Já li esse livro umas três vezes. Eu gosto muito do detetive, mas ainda prefiro meu amado Hercule Poirot.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  19. Nunca li, gostei muito da resenha!! Quero ver os livros que você leu nesse mês, hahaha


    pequenos-exageros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Ja assisti um filme sobre sherlock, mas livros nunca tive a honra, este me pareceu legal :)
    Myllena, minhaspequenasverdades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Sou apaixonada por Sherlock! Tenho vários livros!
    Tb amei a Banda Malhada! Muito bem escrito e adorei o final, como ele resolveu o mistério!
    Ótima resenha!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. As histórias de Sherlock são fantásticas meu caro. Contadas de forma brilhante pelo Arthur Conan Doyle.

    Abração!

    ResponderExcluir
  23. Nunca li nenhum livro sobre Sherlock Holmes mas eu gosto de histórias assim, mistérios e investigações, acho que vou ler.

    http://indecision-s.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Eu sou super fã do Sherlock e sou louca pra ler algum dos livros dele tem tempo! Eu adoro romances policiais, e essa sua resenha me deixou com mais vontade! Anotado pra ler em breve :3

    Beijos da Tabatha!
    www.naocontapraninguem.com

    ResponderExcluir
  25. Todo mundo diz que a narrativa desse livro é muito bom, fiquei interessada em ler.

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  26. Todo mundo diz que esse livro é bom, mas nunca li, talvez por preguiça ou por sempre dizer "ah, mês que vem eu leio". O livro parece bom, mas não está na minha lista de prioridades, quem sabe eu leia.

    Só Bela

    ResponderExcluir
  27. Oie Tom =)

    Adoro Sherlock *---*
    Estou com alguns livros dele para reler no Kobo. Sou fascinada pela lógica que ele usa para desvendar os mistérios.

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  28. Eu ainda não entendi sobre ele. Existe filme, saga e livros? Nossa, é uma confusão!

    >> Visite nosso site!
    - xoxo –

    ResponderExcluir
  29. Pode me chamar de completo anormal ou talvez de normal, mas eu realmente ODEIO ler os contos de Holmes. Antes de me julgar entenda que eu não sou muito simpatizado com o gênero que o autor aborda. Eu acabo me confundindo de mais nas histórias

    XOXO :D
    Joven Clube | Clique aqui :)

    ResponderExcluir
  30. Para quem é fã, esse livro é ótimo
    Gostei da resenha

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Uma vez um amigo me falou algo sobre este livro que me fez pensar bastante. Será que os contos são realmente previsíveis ou será que eles se tornaram com o tempo? Agente sabe que hoje em dia existem vários livros que seguem a mesma linha mas acredito que na época a gama não era tão grande assim, e por isso repercutiu tanto.
    É uma boa leitura, bem leve. Adorei a sua resenha!

    isabelefarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também pensei a mesma coisa. Acho que hoje nós estamos muito mais acostumados com mistérios de que no século XIX.
      -Ewerton.

      Excluir
  32. Oi Ewerton, já estava com sdds das suas resenhas (:

    ResponderExcluir
  33. Ola Tom,tudo bem?
    Já passei o olho diversas vezes nesse livro na biblioteca do meu trabalho. Depois da sua resenha fiquei ainda mais curiosa. Espero conferir em breve esses contos, pois imagino que seja impossível não gostar.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  34. Oi Tom!
    Ótima resenha. O que eu li até agora foi Um Escrito em Vermelho, e me apaixonei de cara! Li a versão original, ou seja, o texto não foi adaptado para nossa "linguagem", então usa palavras bem difíceis e a conjugação é com "tu" e "vós", mas mesmo assim não deixou de ser uma leitura prazerosa.
    Um abraço ♥

    ResponderExcluir