Image Map

Leituras Brontëanas: O Morro dos Ventos Uivantes X Jane Eyre

    Eu sou totalmente apaixonado por literatura britânica, principalmente do século XIX. E nessa época, onde a literatura era dominada por Jane Austen e George Elliot, havia uma família que se destacava, e era as Brontë. Charlotte, Emily e Anne Brontë foi o trio mais famoso do século XIX. Todas elas alcançaram grande espaço na literatura, mas dois romances das irmãs conquistaram o sucesso absoluto: O Morro dos Ventos Uivantes (Emily Brontë) e Jane Eyre (Charlotte Brontë). Eu, como grande apreciador dessa literatura, já li os dois diversas vezes, e eu reler esses livros neste mês de fevereiro, eu decidi fazer uma comparação (a primeira comparação aqui no Brasil, já que pesquisei bastante e não achei nada á respeito) sobre os dois romances: O Morro dos Ventos Uivantes, o mais popular e mais conhecido, ou Jane Eyre, o mais reconhecido pela crítica.

O MORRO DOS VENTOS UIVANTES:  Na fazenda chamada O Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte de que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e de vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna, Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë é uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos. O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico macabro, misterioso, fatal e viciante, que inspirou á várias pessoas ao redor do mundo e diversos escritores dos mais diferentes gêneros.
 MINHA OPINIÃO: No final da sinopse que está disponível no próprio livro, diz "O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas, incluindo os belos personagens de Stephenie Meyer", mas eu resolvi mudar por dois motivos, o primeiro, é que não oferece nada sobre o livro em questão, e segundo, o livro é muito mais de que o romance preferido de Edward e Bella. Infelizmente, uma enorme geração está lendo o livro somente pelo fato de que é o favorito de Edward e Bella, quando na verdade é simplesmente um dos livros mais belos do mundo que não precisava desse incentivo para ser bom. O Morro dos Ventos Uivantes é um livro que traz todas as emoções á flor da pele numa leitura prazerosa e um pouco horripilante na saga do amor de Catherine e Heathcliff, porém isso não quer dizer que ele é fantástico. O livro em si é ótimo, mas pude perceber que com o tempo a leitura se torna um pouco complicada pelo fato de nunca sabermos quem realmente está narrado. Sem falar que Heathcliff e Catherine é um dos casais mais entediantes da história. A paixão dos dois chega á ser entediante e um pouco idiota. Os dois se odeiam e se amam ao mesmo tempo, e entre gritos e socos eles declaram o amor de um ao outro. Eu prefiro a parte em que se trata da filha de Catherine, pois só então eu senti ansiedade no livro. Eu poderia fazer uma longuíssima e detalhada analise do livro, mas realmente irei dizer que é um livro ótimo, porém, não muito aprofundado. Mas isso não quer dizer que é mal escrito, visto que é uma das sagas mais emocionantes de todos os tempos.
  NOTA: 8.0

      JANE EYRE: Jane Eyre é órfã de pai e mãe e vive com parentes que a desprezam, até ser enviada á uma instituição de caridade. Apesar das inúmeras privações que enfrenta na escola, Jane Eyre experimenta a felicidade e passa oito anos naquela escola, seis como aluna e dois como professora, se tornando uma mulher forte e independente. Aos dezoito anos decide partir para Thorfield e trabalhar como preceptora de Adéle, pupila do irônico e arrogante Edward Rochester. Jane se apaixona pelo patrão, e o que até então parece ser um amor proibido vai muito além quando ela se encontra numa teia de aranha. Ninguém que vê Thorfield do lado de fora pode entender o que ocorre por detrais daquelas paredes. E á medida que ela vai se apaixonando pelo seu patrão, percebe que realmente não conhecia o seu passado misterioso.


    MINHA OPINIÃO: Jane Eyre é definitivamente o livro mais bem escrito que eu já li em minha vida. A narrativa é deliciosa e aos poucos nós enfrentamos todas as aflições vivenciadas pela nossa heroína. Jane é humilhada, quase como uma Cinderela e á cada capítulo nós nos perguntamos onde está o seu final feliz. Jane é extremamente feminista, valoriza á si mesma e não é do tipo de mulher que se submete á um homem. Respeita as leis dos homens e de Deus e enfrenta o desejo de se entregar ao seu patrão valorizando os seus princípios. Mas não é só disso que se faz o livro. Jane Eyre é assustador e bastante macabro. Me deu medo como nenhum livro me deu, e á medida que lemos os capítulos tentamos desvendar juntamente á nossa heroína os segredos escondidos por detrais dos olhos misteriosos de seu patrão. Enfim, eu já fiz resenha dele aqui no blog, e se você estiver interessado, pode clicar AQUI e conferir minha opinião mais detalhada sobre esse assunto. Mas antes de terminar, preciso dizer que Jane Eyre é simplesmente a personagem mais forte e intrigante da literatura inglesa (pelo menos na minha opinião).
   NOTA: 10. 

    CONCLUSÃO: Apesar dos dois livros serem extremamente bons, eu devo ressaltar que não tem como competir Jane Eyre á O Morro dos Ventos Uivantes. Os livros em si são em dois caminhos diferentes, Jane Eyre ressalta todos os personagens e da detalhes pessoais á cada um deles, enquanto O Morro dos Ventos Uivantes traz diálogos excitantes e macabros. Como dizer isso? Se você procura um romance proibido e bastante ardente, sem dúvida a melhor escolha é O Morro dos Ventos Uivantes. Se você procura aventura e uma história incrivelmente misteriosa, sem dúvida é Jane Eyre. É quase como comparar O Morro dos Ventos Uivantes á Crepúsculo e todo o seu romance e Jane Eyre á Jogos Vorazes e toda a sua saga fatal, porém, também romântica.

    É isso, pessoal, espero que tenham gostado. Me contem se vocês já leram os livros, e qual vocês preferem. Contem também se têm curiosidade em relação aos livros. Até á próxima.
                                                                                       

24 comentários:

  1. Que coincidência, estou lendo O Morro dos Ventos Uivantes (e estou amando), não por ser "romance preferido de Edward e Bella", porque eu nem li Crepúsculo e nem pretendo, mas estou lendo o livro apenas por ele e estou adorando.
    Ótimo post.
    Beijos,
    Blog: Anjo de Cereja & Blog: Contos Fantásticos

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada da autora, deveria ter vegonha, eu sei, porém não sou muito fã de clássicos. Sei que não podemos generalizar, mas eu sou dessas que para sair de minha zona de conforto é bem complicado! Mas vou tentar ler O Morro dos Ventos Uivantes.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não sei o que opinar, nunca li nenhum dos dois citados, mas já ouvir falar bastante. Acho que como nesse assunto eu estou leigo, eu concordo com vc e irei ler Jane Eyre *-*

    XOXO :D | Joven Clube

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho o livro mas ainda não tive tempo de ler! Ele tá na minha prateleira pedindo por favor pra eu lê-lo! rs
    A minha lista anda tãaaao grande :/ li resenhas e alguns artigos à respeito do livro, inclusive assisti aos filmes, é muito bom!!

    ResponderExcluir
  5. não li ainda, mas amei a resenha

    Bjuuu
    Juliana Medeiros
    umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br
    facebook.com/UmaBonecaMasNaoDePorcelana

    ResponderExcluir
  6. Não li Jane Eyre mais fiquei com vontade de ler. Ja li O morro dos ventos uivantes, e gostei. Apesar de que o livro apresenta uma linguagem bem complicada rs
    Beijos | www.doseujeito.tk

    ResponderExcluir
  7. Ou eu sou extremamente louca ou eu realmente já li O Morro dos Ventos Uivantes, porque eu lembro de ter, lembro de começar a ler mas não consigo me lembrar da hisótira de jeito nenhum e desconfio que seja pelo fato de isso ter sido há MUITO tempo atrás, mas irei procurar lê-lo novamente.
    Quanto ao outro já tinha lido sua resenha e estou ainda mais curiosa pra ler!

    Beijos

    http://perigosas-garotas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Gostei das suas resenhas. Eu nunca li nenhum livro, mas gostei muito do filme da Jane Eyre! Depois da sua resenha, quero reservar um tempo para lê-los!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei , ele parece ser muito bom .
    Meu tempo anda curto , então sempre que vejo livros bons assim , anoto , e quando sobra tempo eu dou à louca de ler , hushushshush'

    Um beijo meu , Miih . <3
    Visita ? | Colorful Rainbow

    ResponderExcluir
  10. Tenho curiosidade em relação a esses dois livros, com certeza! Apesar de não ter conseguido lê-los até agora.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. nunca li nenhum dos dois, mas estava querendo ler o morro dos ventos uivantes. todo mundo diz que é incrível. não conhecia o jane eyre. para falar bem a verdade, queria ler o morro dos ventos uivantes porque todo mundo ama. mas no fundo, não me senti interessada. amores proibidos são um saco.
    Beijos, E.
    http://apenasmaisumaxicaradecafe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu sou louca pra ler morro dos ventos uivantes, cara! Sério, vou por pra baixar em pdf agora mesmo haha E eu não conheço muito a história dessas irmãs, mas vou ler o outro livro pela sua indicação!
    Eu gosto MUITO de literatura russa, sério, se tiver alguma duvida, pode perguntar hahaha


    Um beijo,
    Isabella do www.theurbantrends.com

    ResponderExcluir
  13. Eu só fiquei sabendo que o morro dos ventos uivantes era o livro favorito da Bella quando comprei o livro huehuehu e confesso que de primeira achei o livro meio chato, mas um tempo depois eu fui tentar lê-lo e descobri que é um ótimo livro. E também morro de vontade de ler Jayne Eyre.

    sobela.blogspot.com
    feitasdepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Só conheço "O Morro do Vento Uivantes", mas gostei também do segundo, sinceramente acho que leria os dois. Mas não saberia opinar por qual seria melhor, já que não li nenhum dos dois (ainda), até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Já li O morro dos ventos uivantes e confesso que relutei em termina-lo, embora a história seja muito boa, as palavras não me ajudavam muito a compreende-la, ainda mais porque li quando estava começando com esse hábito de ler. Preciso rele-lo.
    Beijos, beijos!

    Dearitgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que nunca li uma obra britânica. Não, perai... Já li sim, bom, se Harry Potter contar como obra britânica, haha! Todo mundo fala muito sobre esse O Morro dos Ventos Uivantes, e eu fico com vontade de ler. Já o outro eu não conhecia. Gostei!

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o segundo livro, mas me interessei. O primeiro eu não gostei. Sinceramente não achei nada demais no livro, mesmo sendo um clássico.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  18. Cara, Morro dos Ventos Uivantes tem uma leitura bem profunda, e é um tipo de narrativa que não me agrada, até pela profusão como é feita. Mas tirando isso, me parece bom mesmo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. eu já li o morro dos ventos uivantes e entrou para um dos melhores livros da vida! Depois eu conheci Jane Eyre e entrou na minha wishlist na hora, amei a resenha , a sua análise expandiu sobre o que esperar dessas leituras <3
    xoxo

    Imagine Belle

    ResponderExcluir
  20. Nunca li nada das irmãs, mas tenho Morro dos Ventos Uivantes em casa e assim que der começarei a leitura, mas confesso que Jane Eyre chamou muito mais minha atenção! Adorei a postagem!

    Abs, Raquel.

    morethanaworld.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Nunca li nenhum livro deles, os dois devem ser bons, acho que depende bastante do gosto!

    pequenos-exageros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Eu tô louca para ler O Morro dos ventos uivantes.
    E eu adorei a sua análise!

    http://itsvintagedream.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Eu não curto muito literatura do tipo, comecei a ler O Morro dos Ventos Uivantes, mais desisti e não terminei. Quem sabe um dia finalmente leio ele, pois parece ser um livro interessante, apesar de ter assistido o filme e não ter gostado muito. :c Beijos

    ResponderExcluir